01 fevereiro 2012

Derramamento de óleo em Tramandaí


    Uma operação da Transpetro causou um vazamento de óleo no mar de Tramandaí, nesta quinta-feira, 26 de janeiro. Foi divulgado que vazaram da bomba cerca de 1.200 litros de petróleo que atingiram várias praias em uma extensão de 6 km.
    A Transpetro divulgou uma nota e imediatamente iniciou o trabalho de limpeza das praias. Mesmo com toda a iniciativa, na tarde de sexta (27) caminhando pela areia ainda encontravam-se manchas de óleo e a água do mar era escura com muita espuma marrom.


    Ambientalistas, turistas e comunidade já começaram a ver as consequências deste acidente: peixes, siris, tartarugas e gaivotas estão sendo encontradas mortas na beira do mar. Os animais foram levados para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situado em Imbé. Biólogos vão investigar sobre a possível contaminação.
    A areia está sendo guardada em contêineres até que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) designe a destinação adequada.
    O Ministério Público já adiantou que  vai entrar com uma ação judicial para cobrar da Transpetro o pagamento de danos morais para veranistas e comerciantes que foram prejudicados pelo vazamento de óleo em Tramandaí, no Litoral Norte.
    Um pena não é mesmo? Além de tanta sujeira que já encontramos nas praias gaúchas, vamos combinar que não são muito atraentes, e ainda ocorre este tipo de acidente, é de desanimar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário