A Semana do Meio Ambiente está chegando! E para lembrarmos desta data de forma divertida e consciente, seguem algumas ideias para formação de uma Gincana que envolverá toda a sua escola e fará com que o objetivo maior: cuidar do nosso ambiente, faça parte da vida das crianças e adolescentes!
Etapas:
1. Montagem das equipes (podem ser por turmas ou uma misturas através de sorteio para integração desde os pequenos até os maiores)
2. Escolha do nome
Critério: algo ligado ao espírito do gincana (guerreiros da natureza...) ou relacionado com a
biodiversidade da região (nomes de rios, lagos, parques, animais...).
3. Entrevista com uma pessoa da comunidade (igreja,
escola...) que tenha mais de 60 anos de idade, perguntando sobre qual a
realidade de tudo o que envolvia a água em sua infância e juventude, as mudanças ambientais que percebe nos dias atuais.
4. Elaboração e recitação de um poema relacionado ao meio ambiente.
5. Visita a uma companhia de tratamento de água (que
faz a coleta, tratamento e distribuição) ou algum local onde se faça
algum tipo de tratamento da água (ou o que mais se aproxime disso) e
registrar quais são os passos deste processo em uma maquete.
6. Montagem de uma dramatização a partir de alguma música ou texto que fale sobre a temática.
7. Criação de um cartão (tipo postal) com algumas
dicas relacionadas ao meio ambiente. Este material deverá ser
confeccionado para distribuição na comunidade, nas escolas, nos
estabelecimentos comerciais como forma de divulgar a urgência do cuidado
com nosso Planeta.
8. Confeccção de um mascote a partir de sucatas: com nome, idade, o que faz, porque veio visitar a escola.
9. Confecção de um vídeo entrevistando moradores do bairro para saber quais são (na opinião deles) os maiores problemas ambientais.
10. Pesquisar sobre alguma entidade da região que
mantenha projeto ligados às questões ambientais (água, saneamento,
saúde) procurando descobrir:
a) Quais os objetivos da entidade/do projeto?
b) Quem pode participar?
c) Quais os resultados das ações da entidade/do projeto na realidade?
d) Quais as dificuldades enfrentadas?
e) Como é trabalhado o papel do poder público nestas questões? Como é vista a legislação?
f) Qual o grau de envolvimento e participação de adolescentes e jovens nas ações desenvolvidas?
g) Outras questões que sejam importantes.
b) Quem pode participar?
c) Quais os resultados das ações da entidade/do projeto na realidade?
d) Quais as dificuldades enfrentadas?
e) Como é trabalhado o papel do poder público nestas questões? Como é vista a legislação?
f) Qual o grau de envolvimento e participação de adolescentes e jovens nas ações desenvolvidas?
g) Outras questões que sejam importantes.
Gostou? Já realizou algum projeto parecido? Suas sugestões são sempre bem vindas!
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