06 janeiro 2014

Jogos de tabuleiro para você se divertir e aprender a cuidar do meio ambiente!

Época de férias... mais sugestões para você aproveitar se divertindo e aprendendo são os jogos de tabuleiros! 
O Blog separou quatro sugestões bem legais que vão alegrar e fazer com que você saiba um pouquinho mais como cuidar da nossa casa... 

 1) Novo Mundo:

O jogo é indicado para crianças a partir de 8 anos e para 2 a 6 jogadores, o material é todo feito de papel reciclado e  somente as peças são de plástico. O objetivo do jogo é despoluir o planeta e em alguns aspectos lembra bem o War pois cada jogador recebe seu objetivo com quais continentes terá que despoluir para poder vencer e o tabuleiro é uma representação do Planeta e seus continentes. São 170 cartões com 3 perguntas em cada, ou seja, ao todo o jogo tem 510 perguntas.



 2) Weather Greenpeace:
O objetivo é salvar o planeta das mudanças climáticas. Juntos, os participantes (dois ou quatro) escolhem um território de base para começarem a atuar e têm dois minutos para discutir as primeiras táticas. O jogo começa com seis crises ambientais crônicas, isso sem falar nas crises pontuais que também aparecem durante as rodadas e cartas de ação dão aos integrantes os recursos necessários para cumprir sua missão.


 3) Banco Imobiliário Sustentável:
As peças foram feitas com o “plástico verde”, um material feito à base da cana-de-açúcar desenvolvido pela petroquímica Braskem, feito com matérias-primas 100% renováveis. Nessa versão sustentável em vez de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro são reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar, como Ribeirão Preto, Três Lagoas (MS) e Teotônio Vilela (AL).  As companhias de transporte se transformaram em companhias ecológicas, como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. Já as cartas de sorte ou revés são temáticas, ganha quem proteger as terras do desmatamento ou participar de uma ONG, e perde quem usar agrotóxico ou destruir a plantação.

 4) Corrida Sustentável e Exército da Coleta Seletiva:
Este jogo é dois em um. De um lado, um tabuleiro que fala sobre a coleta seletiva e a separação do lixo de forma correta. Já do outro lado, uma corrida sustentável que possui estratégias para a coleta nos bairros, o que fazer com rejeito e como administrar o lixo da sua cidade.
Gostaram? Agora bora se divertir que as férias são curtinhas... Beijos!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas mas seria bom você colocar mais informações e fotos de cada jogo!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá, tens que colocar o nome dos jogos no Google e depois em "Shopping". Infelizmente, alguns já saíram de venda. Mas em alguns sites consegue o jogo usado. Este site tem o Novo Mundo, por exemplo: https://www.enjoei.com.br/p/jogo-novo-mundo-da-estrela-20066533?gclid=CjwKCAiAoNTUBRBUEiwAWje2loKAIh3mcyYnm_cY_ZQjWuKzZGPs7i_tsfd9dVa3A6s0JOxor_2yaBoCKkEQAvD_BwE

      Excluir