02 dezembro 2016

"Recicladores de histórias, catadores de sorrisos" na 7ª Expocatadores em Belo Horizonte



 Olá galera! Voltando da 7ª edição da Expocatadores preciso compartilhar  o que rolou por lá... O evento este ano foi realizado em Belo Horizonte, no Centro Mineiro de Referência em Reciclagem nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Eu, Alex Cardoso (representante do MNCR no RS) e Joice

Primeiramente, foi o evento mais incrível que tive a oportunidade de participar! Foi lindo mesmo! Para quem estuda, trabalha, abraça a causa ou quer compreender o trabalho realizado pelos catadores e catadoras do Brasil, a Expocatadores é o lugar!

O evento teve uma programação incrível, com palestras, oficinas, desfile, marcha, intervenções culturais, exibição de documentários... completo! E a participação dos catadores e catadoras então??? Um espetáculo a parte! Sabe quando percebemos o protagonismo das pessoas? É... lá eles foram protagonistas! Participaram, cantaram, debateram, questionaram e mostraram como se faz um evento de verdade!

Tive a oportunidade de conversar com as mulheres catadoras líderes de quatro estados, histórias lindas, cheia de luta e de trabalho. 

Saí de lá com saudades! Com vontade de encurtar 2017 para chegar a 8ª edição bem rapidinho!

Vou tentar compartilhar tudo (o que consegui registrar) aqui...

Teve lançamento do livro "Recicladores de histórias, catadores de sorrisos", com direito a muita troca de experiências, oportunidade de conhecer o trabalho realizado em vários estados e até fora do Brasil!




Teve a exposição, que ficou disposta no auditório principal e pode ser prestigiada por todos os participantes.


Teve feira de Economia Solidária... nem preciso dizer que fiz várias comprinhas... Os produtos eram confeccionados a partir de resíduos sólidos.


Teve tietagem com o Tião e a entrega do livro para este catador que já é conhecido pelo mundo inteiro!


E teve algo que o povo mineiro esbanja de sobra: alegria! Nossa, uma acolhida linda e animada feita pelo Coletivo MundiCá! Uma energia incrível!


E a decoração? Um espetáculo! Tudo pensado nos detalhes...


 

Foram três dias de muito aprendizado e alegrias que recarregaram minhas energias para entrar em 2017 com o pé direito e ainda mais certa da escolha que fiz em conhecer, trabalhar e pesquisar o trabalho realizado por estes profissionais incríveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário