11 janeiro 2017

Lama no Rio dos Sinos

Por que isso acontece e por que temos que ter paciência e aguardar?




Então, estou lendo muitas postagens em redes sociais sobre a situação do Rio dos Sinos, que é inédita, e que por isso, quem sabe.... as pessoas estão um pouco desorientadas...

Sabemos que na semana passada (dia 05 de janeiro, quinta-feira), uma forte chuva chegou ao estado, RS,  e atingiu os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Rolante foi o município mais atingido onde 70% da cidade ficou embaixo d'água (mesmooo!)... Com desmoronamentos causados pela forte correnteza, desvio do curso do rio, quantidade excessiva de água... sabemos que Rolante é um município mais alto (800 metros acima do nível do mar, enquanto Canoas, foz do Rio do Sinos, tem apenas 8 metros acima do nível do mar) e toda a matéria orgânica (terra, areia, árvores...) iria descer de alguma forma... O nome deste fenômeno chama-se assoreamento.

Lembram do desastre em Mariana/MG? Então, até os dias de hoje o Rio Doce ainda se recupera de tal evento (porém de responsabilidade antrópica- atuação humana). O Rio dos Sinos levará cerva de no mínimo 7 dias (pela quantidade de matéria orgânica) para se restabelecer... Fenômeno natural para um estado, como o nosso, que tem este tipo de comportamento: calor enorme e temporais que castigam!

O incômodo da falta de água é imenso, sabemos! Mas ele será sanado logo... E Mariana? Já pararam para pensar? Rolante foi devastada! Mariana foi apagada!

E isso foi causado de forma "natural". Agora pensem quando este Rio dos Sinos agonizar e morrer de vez pela quantidade de poluentes que tem? Sua água não será estabelecida! Repense suas atitudes! Trate seu esgoto! Faça e apoie a coleta seletiva! Antes que este caos tome conte de vez da nossa rotina...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário