12 junho 2011

Canela é o 24º município a integrar o Pró-Sinos

Foto: Vanessa de Souza Bueno
   
    O prefeito do município, Constantino Orsolin assinou o termo de adesão ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), no dia 02 de junho, junto com o presidente do Pró-Sinos, prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. O evento aconteceu no gabinete do prefeito de Canela e integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Canela, bem como a agenda regional das prefeituras que integram o Pró-Sinos. As crianças do programa Ecolíderes e as professoras da Agenda 21 também prestigiaram a solenidade. A prefeitura de Canela desenvolve o programa de educação ambiental Ecolíderes nas escolas municipais, da educação infantil ao ensino fundamental.
    Cidades consorciadas atualmente: Araricá, Campo Bom, Canela, Canoas, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gramado, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas.
      Tive o pazer de participar deste momento! Agora já são 24 dos 32 municípios componentes da Bacio Hidrográfica do Rio dos Sinos que fazem a adesão deste consórcio. 
     A ideia de um consórcio que integrasse os municípios da bacia do Rio dos Sinos surgiu em 2007, após a tragédia ambiental que aconteceu na cidade de Portão e resultou na morte de mais de 1 milhão de peixes do rio dos Sinos. Dos 32 municípios que integram a bacia, Canela é o 24º a aderir ao consórcio. “O objetivo é que se possa realizar um trabalho integrado entre as prefeituras municipais, que nos proporcione diminuir os custos de investimentos e ampliar a capacidade de atendimento à população. O consórcio vai produzir um projeto estratégico, a longo prazo, como um plano de bacia, plano de saneamento e plano de resíduos sólidos”, fala Vanazzi, que estima que até o final de 2017 se tenha 80% do esgoto tratado na bacia do Rio dos Sinos. “Muitas ações já estão em andamento, como o plano de bacia, onde já foi investido mais de 2 milhões de reais, e o plano de resíduos sólidos, onde já foram investidos quase 5 milhões”, completa.

Fonte: http://www.consorcioprosinos.com.br/noticias.php?idNoticia=157

Nenhum comentário:

Postar um comentário