03 junho 2011

Eu e a Educação Ambiental

Texto para Curso de Educação Ambiental UFPel:

              A Educação Ambiental tem a competência de transformar educadores, educandos e a sociedade. Ela constrói o conhecimento abrangendo as diversas áreas e forma cidadãos críticos, investigadores, preocupados com as relações ambientais e sociais. É algo que desperta e cativa. Foi assim que aconteceu comigo...
            Em 2008 tive minha primeira formação voltada para EA com o Projeto Dourado que tinha como objetivo sensibilizar a população da necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos através da coleta de macroinvertebrados para verificação da qualidade das águas em pontos diferentes da bacia. Após a formação, organizei uma oficina de cinco dias para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de uma ONG em São Leopoldo. Esta oficina foi um grande sucesso! Então decidimos que, semanalmente, o Projeto Dourado trabalharia as questões ambientais de forma lúdica, prática e ativa também para a comunidade. Tudo novo para mim. Estava cursando o 4ª semestre de Ciências Biológicas no Unilasalle Canoas e nunca havia entrado em contato com nada que estivesse relacionado à EA. Foram meses de leituras, pesquisas e muito trabalho. Mas conseguimos realizar um bom projeto.
            Em 2010 fiz meu TCC com o seguinte tema: como se dá o processo de aprendizagem em um espaço não formal a partir de um Projeto de Educação Ambiental na Vila São Geraldo, ONG CCEI Talitha Kum. Era mesmo um desafio!
        Durante um ano realizamos o projeto com atividades voltadas para a ONG e comunidade São Geraldo. Aprendi muito e sigo com o projeto, porém com outro tema: a mata ciliar do Rio dos Sinos.
        Segundo Sato (2004) a educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e classificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres e seus meios biofísicos. A Educação Ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.
            Através desta Especialização quero conhecer novas metodologias, caminhos e dividir novas idéias, temas, assuntos para multiplicar conhecimentos, ações e poder realmente FAZER a Educação Ambiental.
            A educação é a chave para a mudança no comportamento das pessoas e para isso é necessário que elas tenham conhecimento, preparo e orientação. Conforme Tozoni (2004, p. 70), “a educação ambiental é mais que o ensino de ciências, pois tem como objetivo mudanças de atitudes, cuidado e respeito dos sujeitos com o ambiente”.


Referências:

SATO, Michele. Educação ambiental. São Carlos, SP: RiMa, 2004.

TOZONI, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão, história. Campinas: Autores Associados, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário