03 agosto 2011

Pegada ecológica

     ...Após algumas semanas distantes... voltei! 

          E com um desafio: você já calculou quantos planetas seriam necessários para suprir suas necessidades e conforto?  Bom, é só entrar neste site: Pegada Ecológica, escolher "Brazil", o idioma e responder SINCERAMENTE algumas perguntas sobre a sua rotina e consumo...
  
   O meu resultado foi esse:


    Pois é... tenho que modificar URGENTE minha pegada!
  Faça você também a sua e deixe um comentário... Sua pegada fará a diferença nesta caminhada por um planeta mais sustentável e consciente!


Saiba mais...

O que compõe a Pegada? (site da WWF)

      A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras,a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar.
Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados, também entraram na conta.
      Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares. Além disso, é preciso incluir as áreas usadas para receber os detritos e resíduos gerados e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manutenção da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário