06 janeiro 2012

Parque Municipal Faguense


     O Parque Municipal Faguense está localizado no município de Frederico Westphalen e abrange uma área de 43.660 m². Para chegar à cachoeira principal, é preciso descer 111 degraus. A origem do nome do parque remete a 1964. Nesse ano, foi instalado no local um sindicato rural, denominado Frente Agrária Gaúcha. A sigla do sindicato era FAG. Os sindicalistas que eram devotos de Nossa Senhora de Lourdes, em 1965 promoveram uma festa em honra à santa. Uma imagem dela encontra-se até hoje, dentro de uma gruta, em meio às pedras. A natureza é linda, exuberante!
     O Faguense, como é chamada pelos moradores, está abandonado! Lixo e mais lixo agora fazem parte desta paisagem.   Caminhando pela mata para conhecer as cachoeiras, percebe-se que um projeto de educação ambiental, um acolhimento e cuidado desta área são gritantes! Um lugar tão bonito, agradável não está sendo valorizado pelos moradores e pela administração.


     Pesquisando, encontrei esta reportagem da Agência da Hora do ano de 2007. Quando estava lendo, parecia que se tratava dos dias atuais, porque é assim que ele se encontra: precário, sujo e abandonado! E ainda na resposta das autoridades dizia: "Pretende-se transformar o local numa unidade de preservação ambiental", nossa! Mas quando???




Bom, como vocês já me conhecem, resolvi escrever um e-mail ao Prefeito José Alberto Panosso, espero que ele responda:

Bom dia!
Sou Daiana e moro em São Leopoldo. Anualmente visito esta linda cidade de Frederico Westphalen pois meu noivo é natural deste município e tive o prazer de conhecer o Parque Municipal da Faguense. Quero parabenizar pelo belo trabalho na cidade quanto ao Frederico em Luz, porém, também gostaria de lhe dizer, como cidadã, turista, educadora ambiental e bióloga que além as luzes exuberantes, o Parque da Faguense merece um olhar mais iluminado! Falo isso pq moro em meio a prédios, asfalto onde uma rica paisagem como esta não é possível de se ver. Quando fomos passear pela Faguense no dia 31 de dezembro, o que vimos foi abandono e lixo, muito lixo! Acredito na capacidade de seus secretários, principalmente do meio ambiente e em projetos junto a universidade que vcs tb tem o privilégio em ter em seu município. Tenho certeza que o curso de Biologia poderia fazer um projeto URGENTE em Educação Ambiental junto as escolas e a comunidade de Frederico Westphalen. Já realizei inúmeros projetos de EA em São Leopoldo para moradores  ribeirinhos do Rio dos Sinos, este rio que banha a região metropolitana de Porto Alegre e que é um dos mais poluídos, se não o mais, do estado. Peço que olhe com carinho meu pedido. Sei que também é a vontade de muitos outros cidadãos. Aproveitando o passeio, também fomos há um rio, que chamam de Rio da Várzea, uma prainha localizada em uma propriedade privada. Chegando lá, percebemos que a necessidade de se falar e de se educar ambientalmente no município é geral e gritante! As pessoas que lá estavam fazendo churrasco, tomando banho de rio jogavam seus lixos, latas de cerveja pelo chão e os donos da propriedade não fazem as orientações necessárias. Falo isso pq o Rio dos Sinos também era um rio limpo, onde os moradores iam tomar banho com a família, era local de lazer e por falta de orientação e de fiscalização se tornou este rio que agoniza e morre a cada ano, como agora que estamos em racionamento e há mortandade de peixes quase que mensalmente.
Desculpa se me estendi, mas peço mais uma vez: um olhar para este tipo de turismo, de cuidado. Vocês tem a universidade ao lado, aproveitem tais alianças, parcerias... 
Abraços e um 2012 de sucesso e prosperidade!

... isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário